A formação e o desenvolvimento das equipas e dos colaboradores é um processo altamente especializado. Trabalho há mais de 20 anos no setor e estou muito longe de saber tudo o que nele se passa. Sei muito, aprendo sempre, estou na “minha praia”, estudo, procuro, investigo, diariamente.
Com mais frequência do que seria expectável (muito mais) ouço pessoas com a afirmação “ah …. é que eu agora fiquei com a formação e estou a tentar…” e eu entendo e estou cá para ajudar no processo. No entanto é mais ou menos como alguém chegar e dizer “ah … é que eu agora fiquei com o jurídico e ando aqui a ver se entendo o que é o direito”.
Meio a brincar mas muito a sério, a formação e o desenvolvimento dos colaboradores não é um processo de “desenrasca”, não é uma “grande chatice” ou um cumprimento legal. É uma das melhores formas de reter, manter, motivar, atrair, não só talentos mas sim todos os colaboradores porque todos temos os nossos talentos.
É pensar e projetar, é definir estratégia, é executar, é medir eficácia, é um serviço “core” para qualquer organização, independentemente do setor. E se cada um sabe do seu negócio, eu sei do meu, por isso, digo que é eficaz deixar a gestão da formação para especialistas.
Até já!

Deixe um comentário